ATL Abóboda | ATL Trajouce | PEE

Setembro, é um mês de recomeço. O retorno à escola representa mais do que apenas o fim das férias. É um momento de renovação, de novos desafios e de oportunidades para crescer. Para as crianças e jovens, significa reencontrar amigos, descobrir novos conhecimentos e desenvolver habilidades importantes para a vida.

Para a nossa equipa pedagógica, é a chance de compartilhar os nossos saberes, inspirar e acompanhar de perto o desenvolvimento de cada criança e jovem.

Na Abóboda a equipa pedagógica da Misericórdia de Cascais trabalha em parceria com a EB1/JI Padre Andrade, com duas respostas sócio-educativas no âmbito do Programa Crescer a Tempo Inteiro da CMC:

  • AEC (Atividades de Enriquecimento Experimental) com 94 crianças inscritas;
  • ATL com de 53 crianças inscritas Começámos o ano letivo a “acabar uma obra” que tínhamos iniciado no ano letivo passado, a nossa COZINHA DE LAMA.

Em Trajouce, a equipa pedagógica da Misericórdia de Cascais trabalha em parceria com a EB1/JI de Trajouce, com três respostas sócio-educativas no âmbito do Programa Crescer a Tempo Inteiro da CMC:

  • AEC (Atividades de Enriquecimento Experimental) com 86 crianças inscritas;
  • ATL com de 52 crianças inscritas;
  • AAAF – Atividades de Animação e de Apoio à Família – pré escolar) com 15 crianças inscritas.

As nossas maiores ferramentas têm sido ao longo dos anos a arte e o Brincar livre na natureza.

Este ano como não poderia deixar de ser, começámos da melhor maneira: a levar o Brincar da escola para o bairro.

FÁBRICA DO BRINCAR

Construimos uma caixa com paletes de madeira e colocámos lá dentro objetos do nosso quotidiano: panelas, panos, cordas, molas, cestos, caixas, pedaços de madeira, utensílios de cozinha e malas de viagem.

Transportámos a caixa para uma rua (passeio) do bairro, perto da escola e demos-lhe o nome de:

Fábrica do Brincar.

A Fábrica do Brincar pretende ser um espaço para que as crianças possam brincar livremente, explorando a sua imaginação e criatividade.

Assim, promovemos o brincarlivre onde as criança são livres para criar as suas próprias brincadeiras, sem regras ou objetivos pré definidos, estimulamos a criatividade com materiais simples, onde desenvolvem a capacidade de transformar objetos e criar novas possibilidades, desenvolvemos habilidades sociais como a interação, a cooperação e a resolução de conflitos e fortalecemos o vínculo com a comunidade, incentivando à sua participação.

Em São Domingos de Rana, a equipa pedagógica da Misericórdia de Cascais trabalha em parceria com a Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo com uma resposta sócio-educativa no âmbito do Programa Crescer a Tempo Inteiro da CMC: CAF de 2º ciclo e 3º ciclo, designada por PEE (Projeto de Enriquecimento Experimental) com 85 crianças e jovens inscritas. Iniciámos este ano letivo com algumas atividades relacionada com a Identidade.

Através da tapeçaria, olaria, carpintaria, costura, “inventário de talentos” e muitas outras atividades vamos conhecendo os gostos, os interesses, as aptidões, o que temos em comum e no que nos destacamos.

São momentos de criação mas também de reflexão e partilha para trabalharmos o autoconhecimento e o reconhecimento do grupo.