ATL’s da Misericórdia de Cascais

Os ATL’s da Misericórdia de Cascais são uma resposta social às necessidades de apoio educativo das famílias da Abóboda, Trajouce e Galiza. As atividade desenvolvidas pretendem valorizar aspetos lúdicos e culturais.

De Setembro a Junho desenvolvemos também o Projeto de Enriquecimento Experimental (PEE) que pretende reforçar opções educativas saudáveis, talentos e competências, com aposta no saber fazer e no saber ser.

Saber mais

ATL da Abóboda e ATL de Trajouce

O ATL da Abóboda e o ATL de Trajouce atualmente funcionam na Escola EB1 Padre Andrade (antiga Abóboda 1) e na EB1/JI de Trajouce.

A equipa é constituída por 16 elementos, sendo reforçada em tempos de férias escolares, para responder às dinâmicas de projetos que envolvem mais de 100 crianças e jovens por ano.

ATL's da Misericórdia de Cascais

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

As Atividades de Enriquecimento Curricular são uma oportunidade para a construção de espaços e tempos promotores do desenvolvimento pessoal, social, emocional e cognitivo a partir de práticas de brincadeira livre e de exploração de ateliês temáticos, participativos e de livre escolha. Funciona 1 hora por dia nas duas escolas (entre as 16h e as 17h).

A Câmara Municipal de Cascais tem vindo a desenvolver este modelo em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana e em conjunto com os Agrupamentos de Escolas, parceiros sociais e Associações de Pais.


Componente de Apoio à Família (CAF)

A componente de apoio à família é uma resposta da Santa casa da Misericórdia de Cascais para ajudar as famílias nas “franjas” do dia não cobertas pela escola (07h30-09h00 e 17h30-19h00) e nos períodos de interrupção letiva (Natal, Páscoa e férias grandes). Cada CAF funciona com cerca de 45 crianças por dia e mais de 100 nas férias de verão.


Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF)

As atividades de animação e de apoio à família funcionam como auxílio à família de crianças no pré-escolar (EB1/JI de Trajouce) entre as 15h00m e as 18h00m. Temos a cargo cerca de 20 crianças por dia articulando o nosso trabalho com a equipa educativa da escola.

  • Fomentar a autonomia das crianças e contribuir para o aumento da sua autoestima e competências;
  • Promover a participação das famílias no processo educativo, através de uma relação próxima assente no diálogo e na confiança;
  • Dar visibilidade ao percurso educativos das crianças, através de iniciativas abertas e ‘mostra’ do trabalho desenvolvido e dos progressos alcançados;
  • Desenvolver estratégias de concertação com a comunidade escolar e não escolar para potenciar os recursos locais e criar uma coresponsabilidade educativa.

Contactos

ATL Abóboda

EB1 Padre Andrade
Rua da Escola
2785-024 São Domingos de Rana

Telefone: 211 520 855
Telemóvel: 919 596 479
E-mail: caf.aboboda@scmc.pt

ATL Trajouce

Escola Básica N.º 1 de Trajouce
Praceta dos Bons Amigos
2765-172 São Domingos de Rana

Telefone: 214 041 410
Telemóvel: 919 596 479
E-mail: caf.trajouce@scmc.pt

Projeto Enriquecimento Experimental

Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
Rua 1º de Maio,
2785-260 São Domingos de Rana

Telefone: 214 480 760
Telemóvel: 919 596 479
E-mail: peegeral@gmail.com

ATL da Galiza

O ATL da Galiza é um espaço em regime pós-escolar, para crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos, que pertence ao Centro Comunitário da Galiza.

Este tem serviços de tempos livres e apoio às famílias vulneráveis, residentes na União das Freguesias de Cascais/Estoril e arredores.

Saber Mais