Farmácia da Misericórdia

A Farmácia da Misericórdia é hoje de atendimento ao público e presta apoio, na sua esfera de ação, a outros Estabelecimentos da Misericórdia – Centro de Apoio social do Pisão, Residências Sénior, Creches, Centros de dia, etc.

Serviços da Farmácia da Misericórdia

  • Preparação de manipulados
  • Testes de Gravidez
  • Determinação de parâmetros bioquímicos: Glicémia, Colesterol total, LDL, HDL, Triglicéridos, Tensão arterial
  • Administração de vacinas e medicamentos injetáveis
  • Troca de seringas
  • Recolha de radiografias
  • Recolha de medicamentos fora do prazo (VALORMED)

História da Farmácia da Misericórdia

As primeiras referências à Farmácia da Misericórdia datam de 1557, ano em que a Misericórdia de Cascais tomou posse, por anexação, do “Hospital dos Mareantes e Pescadores”. Inicialmente instalada numa pequena casa junto ao Hospital, em 1855 foi mudada para a Rua Regimento 19 (antiga Rua da Bela Vista).

A partir de 1935 distinguiram-se na direção da Farmácia da Misericórdia o Dr. Emílio Fragoso e o Dr. Júlio Neves da Costa, notáveis na classe farmacêutica da época que, pela sua reconhecida competência e saber, muito dignificaram a nossa Farmácia. Existem ainda vários e importantes escritos, com referências relevantes para a história da Farmácia da Misericórdia, sendo uma referência na Vila de Cascais.

No final dos anos 60, as necessidades crescentes do novo Hospital da Misericórdia (Hospital Condes de Castro Guimarães – Inaugurado em 1941), determinaram a criação de uma farmácia hospitalar. Como curiosidade refere-se que esta Farmácia iniciou o seu funcionamento no sótão da antiga Farmácia de venda ao público na Rua Regimento 19.

Foi mudada sucessivamente, para uma sala no edifício da morgue do Hospital, para uma pequena casa na Rua Regimento 19 e, finalmente, para instalações no próprio Hospital, onde se manteve. Após o 25 de Abril de 1974 o Hospital da Misericórdia passou para a tutela do Estado e também a Farmácia hospitalar.


Direção Técnica

Dr. Pedro José R. Gonçalves

Morada

Rua Regimento de Infantaria 19,
nº 67– R/C (Largo de Camões)
2750 – 409 Cascais

Contacto

Telefone: 214 830 141
Email: farmacia2@scmc.pt

Horário de funcionamento

De Segunda a Sexta das 9h00 às 19h00
Sábado das 9h00 às 13h00