Santa Casa da Misericórdia de Cascais


RSI - RENDIMENTO SOCIAL INSERçãO

PROTOCOLO DE RSI ( Rendimento Social de Inserção)

O Rendimento Social de Inserção “constitui um mecanismo de combate à pobreza, tendo como principal objectivo assegurar aos cidadãos e aos seus agregados familiares recursos que contribuam para a satisfação das suas necessidades mínimas e para o favorecimento de uma progressiva inserção social, laboral e comunitária, respeitando os princípios de igualdade, solidariedade e justiça social”( Lei nº 14/2006 de 23 de Fevereiro), bem como de prevenir situações de risco social, desenvolvendo projectos de carácter pedagógico e dirigidos aos elementos da comunidade.
Consiste numa prestação incluída no Subsistema de Solidariedade no âmbito do Sistema Público de Segurança Social, e num Programa de Inserção constituído  por um conjunto de acções destinadas à gradual integração social dos titulares desta medida, bem como dos membros do seu agregado familiar.

Em Dezembro de 2007 a Santa Casa da Misericórdia de Cascais celebrou com o Instituto de Segurança Social, IP/ Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa dois Protocolos para o acompanhamento de 200 famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção das freguesias de Alcabideche e Estoril. Os Recursos Humanos afectos ao Protocolo  são 10 elementos, divididos por duas equipas.

Estas Equipas constituem uma nova resposta de intervenção Local/comunitária, numa lógica de optimização dos recursos existentes e de trabalho em parceria, acompanhando o desenvolvimento das acções de Inserção.

A Equipa do Estoril está instalada, no edifício da  Casa Grande,  na Galiza.
Contactos:
Tm: 919 582 227
E-mail: rsi.estoril@scmc.pt

A Equipa de Alcabideche está localizada no Bairro Novo da Adroana.
Contactos:
Tel: 214 605 239
Tm: 919 579 253




seara.com
© Santa Casa da Misericórdia de Cascais
Todos os direitos reservados